O C permite que acessemos variáveis e funções através de ponteiros! Podemos então fazer coisas como, por exemplo, passar uma função como argumento para outra função. Um ponteiro para uma função tem a seguinte declaração:
tipo_de_retorno (*nome_do_ponteiro)();
ou
tipo_de_retorno (*nome_do_ponteiro)(declaração_de_parâmetros);
Repare nos parênteses que devem ser colocados obrigatoriamente. Se declaramos:
tipo_de_retorno * nome(declaração_de_parâmetros);
Estaríamos, na realidade, declarando uma função que retornaria um ponteiro para o tipo especificado.
Porém, não é obrigatório se declarar os parâmetros da função. Veja um exemplo do uso de ponteiros para funções:
#include <stdio.h> #include <string.h> void PrintString (char *str, int (*func)(const char *)); main (void) { char String [20]="Curso de C."; int (*p)(const char *); /* Declaracao do ponteiro para função Funcao apontada e' inteira e recebe como parametro uma string constante */ p=puts; /* O ponteiro p passa a apontar para a função puts que tem o seguinte prototipo: int puts(const char *) */ PrintString (String, p); /* O ponteiro é passado como parametro para PrintString */ return 0; } void PrintString (char *str, int (*func)(const char *)) { (*func)(str); /* chamada a função através do ponteiro para função */ func(str); /* maneira também válida de se fazer a chamada a função puts através do ponteiro para função func */ }
Veja que fizemos a atribuição de puts a p simplesmente usando:
p = puts;
Disto, concluímos que o nome de uma função (sem os parênteses) é, na realidade, o endereço daquela função! Note, também, as duas formas alternativas de se chamar uma função através de um ponteiro. No programa acima, fizemos esta chamada por:
(*func)(str);
e
func(str);
Estas formas são equivalentes entre si.
Além disto, no programa, a função PrintString() usa uma função qualquer func para imprimir a string na tela. O programador pode então fornecer não só a string mas também a função que será usada para imprimí-la. No main() vemos como podemos atribuir, ao ponteiro para funções p, o endereço da função puts() do C.
Em síntese, ao declarar um ponteiro para função, podemos atribuir a este ponteiro o endereço de uma função e podemos também chamar a função apontada através dele. Não podemos fazer algumas coisas que fazíamos com ponteiros "normais", como, por exemplo, incrementar ou decrementar um ponteiro para função.
Curso de C da EE/UFMG - 1996 - 2000