Curso de C

Modificadores de Acesso


Estes modificadores, como o próprio nome indica, mudam a maneira com a qual a variável é acessada e modificada.

const

O modificador const faz com que a variável não possa ser modificada no programa. Como o nome já sugere é útil para se declarar constantes. Poderíamos ter, por exemplo:

const float PI=3.141;

Podemos ver pelo exemplo que as variáveis com o modificador const podem ser inicializadas. Mas PI não poderia ser alterado em qualquer outra parte do programa. Se o programador tentar modificar PI o compilador gerará um erro de compilação.

O uso mais importante de const não é declarar variáveis constantes no programa. Seu uso mais comum é evitar que um parâmetro de uma função seja alterado pela função. Isto é muito útil no caso de um ponteiro, pois o conteúdo de um ponteiro pode ser alterado por uma função. Para tanto, basta declarar o parâmetro como const. Veja o exemplo:

#include <stdio.h>
int sqr (const int *num);
main (void)
{
int a=10;
int b;
b=sqr (&a);
}
int sqr (const int *num)
{
return ((*num)*(*num));
}

No exemplo, num está protegido contra alterações. Isto quer dizer que, se tentássemos fazer

*num=10;

dentro da função sqr() o compilador daria uma mensagem de erro.

volatile

O modificador volatile diz ao compilador que a variável em questão pode ser alterada sem que este seja avisado. Isto evita "bugs" seríssimos. Digamos que, por exemplo, tenhamos uma variável que o BIOS do computador altera de minuto em minuto (um relógio por exemplo). Seria muito bom que declarássemos esta variável como sendo volatile.

Índice da Aula Próxima página .


Curso de C da EE/UFMG - 1996 - 2000