CURSO DE C

 

Expressões


Expressões são combinações de variáveis, constantes e operadores. Quando montamos expressões temos que levar em consideração a ordem com que os operadores são executados, conforme a tabela de precedências da linguagem C.

Exemplos de expressões:

Anos=Dias/365.25;
i = i+3;
c= a*b + d/e;
c= a*(b+d)/e;

 Conversão de tipos em expressões

Quando o C avalia expressões onde temos variáveis de tipos diferentes o compilador verifica se as conversões são possíveis. Se não são, ele não compilará o programa, dando uma mensagem de erro. Se as conversões forem possíveis ele as faz, seguindo as regras abaixo:

 

  1. Todos os chars e short ints são convertidos para ints. Todos os floats são convertidos para doubles.
  2. Para pares de operandos de tipos diferentes: se um deles é long double o outro é convertido para long double; se um deles é double o outro é convertido para double; se um é long o outro é convertido para long; se um é unsigned o outro é convertido para unsigned.

Expressões que Podem ser Abreviadas

O C admite as seguintes equivalências, que podem ser usadas para simplificar expressões ou para facilitar o entendimento de um programa:
 

Expressão Original Expressão Equivalente
x=x+k; x+=k;
x=x-k; x-=k;
x=x*k; x*=k;
x=x/k; x/=k;
x=x>>k; x>>=k;
x=x<<k; x<<=k;
x=x&k; x&=k;
etc...

 

Encadeando expressões: o operador ,

O operador , determina uma lista de expressões que devem ser executadas sequencialmente. Em síntese, a vírgula diz ao compilador: execute as duas expressões separadas pela vírgula, em seqüência.  O valor retornado por uma expressão com o operador , é sempre dado pela expressão mais à direita. No exemplo abaixo:

x=(y=2,y+3);

o valor 2 vai ser atribuído a y, se somará 3 a y e o retorno (5) será atribuído à variável x . Pode-se encadear quantos operadores ,  forem necessários.

O exemplo a seguir mostra um outro uso para o operador , dentro de um  for:

#include<stdio.h>
int main()
{
    int x, y;
    for(x=0 , y=0 ;  x+y < 100 ; ++x , y++)  /* Duas variáveis de controle: x e y . Foi atribuído o valor zero a cada uma delas na inicialização do for e ambas são incrementadas na parte de incremento do for */
    printf("\n%d ", x+y);  /* o programa imprimirá os números pares de 0 a 98 */
}


 

Tabela de Precedências do C

 Esta é a tabela de precedência dos operadores em C. Alguns (poucos) operadores ainda não foram estudados, e serão apresentados em aulas posteriores.
 

Maior precedência () [] ->
! ~ ++ -- . -(unário) (cast) *(unário) &(unário) sizeof
* / %
+ -
<<  >>
<<=  >>=
== !=
&
^
|
&&
||
?
=  +=  -=  *=  /=
Menor precedência ,

Uma dica aos iniciantes: Você não precisa saber toda a tabela de precedências de cor. É útil que você conheça as principais relações, mas é aconselhável que ao escrever o seu código, você tente isolar as expressões com parênteses, para tornar o seu programa mais legível.

Página Anterior Índice da Aula Próxima Página


Curso de C da EE/UFMG - 1996 - 2000