Aprendendo um pouco mais sobre a InterNet - 72



No ambiente DOS podemos ter que configurar o sistema, no autoexec.bat coloque as linhas a seguir se:
--> O seu programa de PGP e a restricty key e public key estiverem no HD
SET PGPPATH = C:\diretório_onde_você_instalou_o_programa_de_PGP SET TZ=-3

--> O seu programa de PGP e a restricty key e public key estiverem em um disquete que você coloca no DRIVE A (se for B substituir o A:\ por B:\)
SET PGPPATH = A:\
SET TZ=-3

--> O seu programa de PGP estiver no HD e a restricty key e a public key estiverem em um disquete que você coloca no DRIVE A (se for B substituir o A:\ por B:\)
SET PGPPATH = A:\
SET PATH=C:\ diretório_onde_você_instalou_o_programa_de_PGP;%PATH%
SET TZ=-3

Após isto reinicialize o seu micro.

Passo a Passo a utilização do PGP

1º A criação de sua restricty key e a public key. Digite o comando pgp -kg, primeiramente será pedido o método, prefira o método 1024, após isto será pedida uma identificação, recomendamos que coloque o seu nome completo seguido do seu endereço eletrônico e em seguida será pedida uma chave de senha de no máximo 128 letras. Após isto o programa pedirá que digite um certo número de letras ou números para que ele comece a gerar valores aleatórios. Serão criados dois arquivos: um chamado de pubring.pgp (public key) e um outro chamado de secring.pgp(restricty key). Salve estes dois arquivos em um lugar seguro.

--> Curiosidade as palavras pubring e secring vêm das palavras public keyring e secret keyring (restricty key).

:-o Nota um arquivo contendo uma chave pública inicia-se com uma linha do tipo:

-----BEGIN PGP  PUBLIC KEY BLOCK----- Início do bloco do PGP
Version:  2.6                         Indica a versão do PGP
dsdsdsdsfdfvjjvzckvkcjkvkvj           São as linhas que contem a assinatura criptografada
-----END   PGP  PUBLIC KEY BLOCK----- Fim do bloco de PGP

--> Nunca confundir a sua chave pública com o arquivo pubring (public keyring), apesar de que inicialmente o pubring somente deverá ter a sua chave pública, porém neste arquivo são anexadas as chaves públicas das pessoas com que você troca arquivos criptografados.

2º Armazenando uma chave pública de um amigo ao seu conjunto de public key. Digite o comando pgp -ka arquivo_publico_do_amigo, quando for perguntado sobre certificação da chave do seu amigo, ou digite não ou continue lendo até o passo 5º. :-)

3º Criando a sua chave pública para divulgação. Digite o comando pgp -kxa "sua_identificação" arquivo_com_minha_chave_pública, onde "sua_identificação" é a identificação que você especificou no passo 1º (você ainda se lembra, né?)

4º Enviando um arquivo criptografado para uma pessoa, primeiramente você terá que ter anexado a chave pública desta pessoa no seu pubring (ver o 2º passo). Após isto digite a mensagem e salve em um


Volta Índice Próxima