Se você pensa que MUD é pura brincadeira de
combates e violência expressiva, engana-se! Existe uma categoria para a
construção de uma sociedade virtual, conhecida como MOO
(MUD Object-Oriented), onde qualquer personagem, pode criar ambientes,
objetos, meios de transportes, etc.(lá ao menos não tem
propraganda eleitoral ). Este é um objetivo
inovador e construtivo, onde se é capaz de desenvolver atividades
profissionais. E o que tornará isto tudo possível?
Talvez a intenção de unir todos os povos, num local onde
não existem demarcações territoriais ou ideologia
histórica.
Os comandos básicos encontrados em todos os MUD’s são:
command - Mostra todos os comandos do jogo;
say mensagem - Faz o seu personagem dizer algo no jogo;
social - Mostra todos os comandos de interações sociais;
help - Mostra os comandos separados pelas funções;
Para acessar um MUD você deve utilizar o telnet seguido do endereço
onde se encontra o sistema servidor de MUD. Aconselhamos a utilizar MUD’s nacionais. No Rio de Janeiro tem o MUD da
PUC-Rio: telnet pucaix.rdc.puc-rio.br 4000 , outros são:
freire.futuro.usp.br 8888 moo.ufsm.br 7777
moo.cpdee.ufmg.br 7777 riemann.dmat.ufpe.br 3000
moo.di.uminha.pt 7777 (Portugal)
9. WWW - A famosa Teia de Aranha da Rede
|
O WWW (World Wide Web), é um outro aplicativo existente na rede. A necessidade da criação de mais um
aplicativo foi o grande acesso que vem ocorrendo na InterNet, fazendo com que pessoas que não são ligadas
à área de informática, também consigam obter informações de um modo rápido e preciso. |
De fato é tedioso
aprender a utilizar FTP, Telnet, conhecer e aprender todos os requisitos e comandos. Com o acesso a WWW você
pode escolher o que pesquisar, sem muitas complicações e sem ao menos saber em que local da rede ele se
encontra. O WWW utiliza o método de HiperTextos: são textos que em certas palavras podemos "clicá-las" e
assim navegando-se dentro da rede, podendo salvar telas, imprimi-las, copiar programa, ou seja, é um dos
estágios finais de aglutinação de tudo o que é possível fazer e se obter dentro da rede.
O WWW teve início no CERN (Centre Europeene Recherche Nucleaire). A idéia era padronização de tudo o
que é possível conectar-se à rede InterNet, podendo assim utilizar a rede como um todo e um enorme banco de
dados, com a existência de vários tipos de dados, daí a sua implementação ao suporte de multimídia. Foi então
criado o protocolo HTML (Hyper Text Mark-up Language) e os dados em relação a um servidor e cliente como
HTTP (Hyper Text Transfer Protocol). A idéia é utilizar páginas com textos, imagens e ícones fazendo com que
da combinação destes elementos, obtenhamos uma tela visível, com as opções de mover-se entre estas páginas.
Resumindo, seria como se você tivesse virando folhas de um livro, utilizando é claro dos melhores processo
para tal coisa. Normalmente utilizamos um software específico para tal fim chamado de cliente WWW.