Aprendendo um pouco mais sobre a InterNet - Página 47



e guerreiros), e estes personagens envolvem-se com assustadoras e terriveis criaturas em combates surrealistas.

Com a iniciativa do Sergio, jogadores de todo o Brasil, puderam desfrutar de um acesso remoto sem perda de tempo, e diminuindo, assim, o acesso ao canal que liga o Brasil a InterNet.

Se você pensa que MUD é pura brincadeira de combates e violência expressiva, engana-se! Existe uma categoria para a construção de uma sociedade virtual, conhecida como MOO (MUD Object-Oriented), onde qualquer personagem, pode criar ambientes, objetos, meios de transportes, etc.(lá ao menos não tem propraganda eleitoral :-)). Este é um objetivo inovador e construtivo, onde se é capaz de desenvolver atividades profissionais. E o que tornará isto tudo possível? Talvez a intenção de unir todos os povos, num local onde não existem demarcações territoriais ou ideologia histórica.

Os comandos básicos encontrados em todos os MUD’s são:

command - Mostra todos os comandos do jogo;
say mensagem - Faz o seu personagem dizer algo no jogo;
social - Mostra todos os comandos de interações sociais;
help - Mostra os comandos separados pelas funções;

* Para acessar um MUD você deve utilizar o telnet seguido do endereço onde se encontra o sistema servidor de MUD. Aconselhamos a utilizar MUD’s nacionais. No Rio de Janeiro tem o MUD da PUC-Rio: telnet pucaix.rdc.puc-rio.br 4000 , outros são:

freire.futuro.usp.br 8888	moo.ufsm.br 7777
moo.cpdee.ufmg.br 7777  	riemann.dmat.ufpe.br 3000
moo.di.uminha.pt 7777 (Portugal)
9. WWW - A famosa Teia de Aranha da Rede

W W W O WWW (World Wide Web), é um outro aplicativo existente na rede. A necessidade da criação de mais um aplicativo foi o grande acesso que vem ocorrendo na InterNet, fazendo com que pessoas que não são ligadas à área de informática, também consigam obter informações de um modo rápido e preciso.

De fato é tedioso aprender a utilizar FTP, Telnet, conhecer e aprender todos os requisitos e comandos. Com o acesso a WWW você pode escolher o que pesquisar, sem muitas complicações e sem ao menos saber em que local da rede ele se encontra. O WWW utiliza o método de HiperTextos: são textos que em certas palavras podemos "clicá-las" e assim navegando-se dentro da rede, podendo salvar telas, imprimi-las, copiar programa, ou seja, é um dos estágios finais de aglutinação de tudo o que é possível fazer e se obter dentro da rede.

O WWW teve início no CERN (Centre Europeene Recherche Nucleaire). A idéia era padronização de tudo o que é possível conectar-se à rede InterNet, podendo assim utilizar a rede como um todo e um enorme banco de dados, com a existência de vários tipos de dados, daí a sua implementação ao suporte de multimídia. Foi então criado o protocolo HTML (Hyper Text Mark-up Language) e os dados em relação a um servidor e cliente como HTTP (Hyper Text Transfer Protocol). A idéia é utilizar páginas com textos, imagens e ícones fazendo com que da combinação destes elementos, obtenhamos uma tela visível, com as opções de mover-se entre estas páginas. Resumindo, seria como se você tivesse virando folhas de um livro, utilizando é claro dos melhores processo para tal coisa. Normalmente utilizamos um software específico para tal fim chamado de cliente WWW.


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