Aprendendo um pouco mais sobre a InterNet - 45



restritas apenas à sala onde ela é realizada. Algumas salas podem ser trancadas e tornar-se privadas (ou particulares), permitindo uma maior privacidade.

Alguns outros recursos disponíveis são os message boards, que permitem que os usuários coloquem mensagens para serem lidas por todos os outros usuários do sistema. Cada sala tem o seu message boards. É permitido a qualquer usuário ler e postar mensagens no message board de qualquer sala. Existe também a possibilidade de enviar e receber mail dentro do Talker - um usuário pode enviar uma mensagem a outro usuário do Talker, e essa mensagem ficará armazenada no mailbox dessa pessoa até ela ler e apagar. Há também a possibilidade de contar alguma coisa especificamente para um usuário (whisper) ou então de gritar a todos os usuários no sistema - em todas as salas (shout).

Existem 3 níveis de usuários dentro do Talker. No Realms of Dremings, eles são chamados de: 1º User, 2º Endless, 3º God. No Fala Brasil! existem mais níveis, inclusive o Novato, o nível inicial de todos os usuários, no qual o usuário tem que completar um número mínimo de horas de acesso para ser promovido a usuário e ter mais comandos.

O nível User é o usuário normal, que tem acesso a todos os comandos básicos do programa. O nível Endless é o usuário "supervisor", que ajuda a manter a ordem no Talker, e ajuda os novos usuários (newbies) a aprender a filosofia do Talker. O nível 2 é o usuário responsável pelo sistema. Ele é o único que pode desativar o programa de dentro dele mesmo (shutdown).

É possível para cada usuário criar uma descrição pessoal que aparecerá quando você entrar ou sair do sistema (Ex.: Silva - Operador geral) e também um profile que é um arquivo de algumas linhas onde o usuário pode colocar qualquer informação sobre você para que outros usuários possam ver e conhecê-lo melhor, mesmo quando ele não estiver logado.
Existem ainda muitos outros recursos a serem explorados nos Talker's. Existem vários tipos de Talker's, mas a maioria deles possui todos esses recursos. Uma coisa fundamental que existe em todo Talker é o comando de HELP. Existe uma listagem de todos os comandos disponíveis e um texto explicativo sobre cada um desses comandos, além de alguns textos informativos sobre regras ou notícias. No Realms of Dreming, o comando é ".help".

Todos os comandos no Realms of Dreming são precedidos por um ponto (.). O que for digitado no prompt sem nenhum comando (precedido por ponto) será considerado uma fala pelo usuário. Essas falas são mostradas a todos os outros usuários presentes na sala. Uma coisa interessante é que as falas são personalizadas, para que você possa identificar o autor daquela frase.

* Para utilizar qualquer Talker, você pode usar um programa cliente especial ou então simplesmente utilizar o telnet, indicando a porta em que o talker se encontra. No caso do Realms of Dreming, o endereço é talk.esalq.usp.br, e a porta é 3000. Portanto o comando para se logar é: telnet talk.esalq.usp.br 3000. Já para acessar o Fala Brasil! o endereço é talk.esalq.usp.br, e a porta é 3333, portanto o comando para se logar é: telnet talk.esalq.usp.br 3333

E isso o levará ao Realms of Dreming ou ao Fala Brasil! de qualquer lugar no mundo conectado na InterNet. Ao se conectar no talker, você verá uma tela inicial, e depois será pedido o seu login e a sua senha. Se você ainda não possui login, coloque um nome pelo qual você quer ser conhecido no Talker, e depois a senha que você deseja utilizar. Será pedida a reconfirmação da senha, e pronto. No Realms of Dreming, é pedido que todos os usuários se registrem enviando um E-Mail para mwalder@carpa.ciagri.usp.br com o nome do user criado no Realms of Dreming e o seu endereço de E-Mail. Isso é uma informação confidencial, que fica restrita apenas ao responsável pelo Realms of Dreming - e não é colocada à disposição a nenhum outro usuário do Talker. Essa informação é necessária para o envio de mensagens informativas ou quando houver necessidade de algum outro contato.

*Existe um potencial muito grande de exploração dos Talker's, tanto para a disseminação de informação quanto para a educação. É uma simples questão de dedicação e criatividade. A ambientação é feita ao redor de um núcleo binário através da criação de simples arquivos textos num formato padronizado. A metáfora a ser utilizada na ambientação pode ser qualquer uma, depende apenas do objetivo que essa aplicação deverá preencher.


Volta Índice Próxima