Aprendendo um pouco mais sobre a InterNet - 43



Para acessar a uma Relay você deveria ter acesso a BitNet e poder usar o comando tell (é parecido com o talk, do Unix, porém só envia uma mensagem para uma pessoa, enquanto no talk é possível criar um grupo de discurssão em tempo-real), normalmente para acesso a uma Relay precisávamos inicialmente saber aonde existe uma Relay. Na UFRJ existia uma EARN Relay Facility (relay@ufrj.bitnet), antes que se inicie a conversa deveriamos primeiramente nos registrarmos utilizando o comando /Reg nome_completo, então enviávamos a seguinte linha de comando: tell relay at ufrj /Reg João da Silva Junior, após enviar esta linha de comando estávamos prontos para acessar a EARN Relay Facility e então utilizávamos o comando /S nick (apelido), o comando completo era: tell relay at ufrj /s João. A partir deste momento estávamos aptos a receber mensagens de outros usuários que estavam na EARN Relay Facility e a partir daí qualquer comando ou mensagem que você quisse enviar deveria utilizar a linha: tell relay at ufrj (comando) ou (mensagem), para facilitação, do que utilizar toda vez a linha tell relay at ufrj existiam programas chamados de CHAT, TET e SmartChat que facilitavam os usuários para que somente seja necessário escrever a mensagem ou o comando a ser enviado.

8.2.1. Observações sobre a Relay

1º Entrando em um servidor de Relay, você estará virtualmente em todos;
2º A função dos servidores da Relay era diminuir ao mínimo o trafego de mensagens;
3º Um Relay era um programa que roda numa conta qualquer. Sua função básica era receber as mensagens, interpretá-las e redistribuí-las se necessário;
4º Os canais variam em numéros e podiam variar de 0 à 999;

8.2.2. Observações sobe o IRC em relação a Relay

1º Aplicam-se todas as observações com relação a Relay menos a 4º;
2º Não existe Operador do IRC, mas sim operadores de canais;
3º Os canais do IRC são por nomes, obrigatoriamente procedidos de #;

No final do ano de 1994 surgiu o SmartRelay, uma nova concepção de Relay, provida em Maringá e que fez linkamento com um servidor fora do Brasil a idéia principal do SmartRelay era integrar todos aqueles que tinham acesso a BitNet e utilizarem para obter informações ou até mesmo para saber mais sobre cada parte do nosso País e lá fora também. O operador do SmartRelay era o Bruno Albuquerque (bolnpd03@brfuem.bitnet). E Existiam três servidores:

  • Relay@Brfuem.bitnet - Servia para a integração da maioria dos nós Brasileiros;
  • Relay@Brcfetmg.bitnet - Servia para CEFET-MG, UFMG e outros nós;
  • UO55204@hnykun11.bitnet - Servia para os nós fora do Brasil;

    Todos os comandos na Relay bem como no SmartRelay eram precedidos por uma barra (/). O que for digitado no prompt sem nenhum comando (precedido por uma barra) seria considerado uma mensagem enviada pelo usuário aos outros que estão naquele determinado canal. Toda mensagem era identificada antes pelo Nick-Name do usuário (Apelido), para que assim possamos identificar o usuário da mensagem enviada.


    Volta Índice Próxima