Aprendendo um pouco mais sobre a InterNet - 38



7. Serviço VERONICA - Navegando no Gopher sem perder o Prumo

Já foi dito antes sobre o Gopher através de E-Mail, porém nada foi dito especificamente sobre o Gopher, afinal o que é? Do que se trata? Gopher é um sistema de menus figurativos que auxiliam na busca de informações, caso o seu sistema tenha o programa cliente, basta chamá-lo que ele entra em contato com um programa servidor que tem as informações. O programa cliente de certo modo manipula todos os comandos do Telnet para a conexão, no caso se você não tiver um cliente gopher, utilize direto o Telnet para acessar um programa servidor, mas tanto como através do programa cliente bem como o acesso direto através do Telnet, não teremos uma conexão InterNet completa, mas de qualquer forma um servidor pode o conduzir a qualquer ponto da InterNet.
O Gopher oferece um serviço chamado de VERONICA (Very Easy Rodent Oriented Netwide Index to Computerized Archives) que auxilia na obtenção dos recursos do Gopher é como o Archie para o FTP, resumindo você entra com uma palavra chave e o VERONICA entra em ação para obter vários itens que têm esta palavra chave relacionada e são em todos os servidores Gopher’s espalhados pelo mundo.

Para acessar ao VERONICA é só procurar o item correspondente ao VERONICA, normalmente é um item da seguinte forma Search titles in GopherSpace using VERONICA/ (Procurando Itens no espaço Gopher usando o VERONICA), uma vez encontrado este item, entre nele, aparecerá uma tela do tipo.

Search GopherSpace using VERONICA
Word to search for ________________________________________

Enter for Accept or Control + G for Cancel


Já deu para sentir o drama, né?:-) É so digitar o que você está procurando e o VERONICA lhe retornará um menu que tenha somente itens relacionadas à palavra que deu início à busca do VERONICA. O VERONICA também admite palavras lógicas como and (e), or(ou) e not(não), ou seja, a busca pode ser uma encadeamento de opções.

--> Curiosidade: A primeira versão do VERONICA foi desenvolvida em novembro de 1992, dentro do Departamento de Sistemas de Computação da Universide de Nevada por Fred Barrie e Steven Foster, ambos perceberam a grande utilidade do Gopher e buscaram criar uma ferramenta de pesquisa idêntica ao ARCHIE para os FTP’s sendo que o VERONICA armazenaria todos os Menu’s dos Gophers que já estavão sendo espalhados pelos Centros de Universidades, em pouco tempo o VERONICA tornou-se parte da cultura do Gopher.

Em março de 1993, Rhett Jones dentro do laboratório de Computação de Utah cria o JUGHEAD (Jonzy’s Universal Gopher Hierarchy Excavation And Display) como uma ferramenta semelhante ao VERONICA porem que permite pesquisar os GOPHER’s dentro de uma menor abrangência de dados.


Volta Índice Próxima