Aprendendo um pouco mais sobre a InterNet - 27



2.6. Copiando arquivos via Correio Eletrônico

Outra vantagem da InterNet é a obtenção de arquivos, no entanto é um método às vezes demorado, pois pode ter muitas pessoas acessando ao mesmo tempo. Outro proveito que podemos tirar do correio eletrônico é a obtenção de arquivos que queremos. Primeiramente envie uma carta para ftpmail@decwrl.dec.com para obter maiores informações só digite no corpo da mensagem o comando help e envie a carta, após receber as informações, escolha o endereço ftp anônimo de sua preferência e o arquivo que você deseja pegar lá; E veja como você deve montar a carta para buscar o arquivo desejado, suponha que você deseja pegar o psp41b.zip no ftp.jasc.com que se encontra no diretório pub/ e depois listar todo o diretório deste servidor de ftp anônimo;

--> Envie a carta para: ftpmail@decwrl.dec.com

  Nome do destinatário: Deixe vazio
  Subject:              Deixe vazio
  Na carta em si escreva:
  Na 1º linha:                        reply seu_endereço@seu_domínio
  Na 2º linha:                        connect ftp.jasc.com
  Na 3º linha:                        cd pub
  Na 4º linha:                        binary
  Na 5º linha:                        uuencode
  Na 6º linha:                        get psp41b.zip
  Na 7º linha:                        ls
  Na 8º linha:                        quit
  Envie a carta
 
-->Neste caso, a primeira linha é para que o sistema envie para a nossa conta tudo que é comando executado. Lembre-se de mudar a primeira linha pela a sua conta. A segunda linha é para conectar-se ao ftp.jasc.com. A terceira destinaria a chegarmos ao diretório onde se encontra o arquivo desejado. A quarta linha indica para o sistema que o arquivo a ser transferido é um arquivo binário (normalmente é indicado pela extensão do arquivo, ver 11.8. Modo de Transferência de arquivo). A quinta linha indica para o sistema transformar o programa binário para texto usando o uuencode. A sexta linha copia o arquivo e a sétima envia uma listagem de todos os arquivos contidos dentro deste diretório e a última linha (oitava) desconecta-se.

:-o Se o arquivo possuir mais de 64 Kbytes ele será dividido em várias partes cabendo a você recebê-la como carta e concatená-las (agrupá-las em um só arquivo) e utilizar o programa uudecode. Caso o seu sistema não tenha o uudecode/uuencode, procure pela existência do btoa, caso existir o btoa substitua a quinta linha por btoa. Caso não exista nem o uudecode como o btoa, procure o apoio a sua rede (pertube! :-)).

:-o Caso o arquivo a ser copiado seja do tipo ascii (texto), não são necessárias a quarta e quinta linhas. Não é aconselhável utilizar o ftpmail, se o arquivo que você estiver buscando estiver dentro do país. Agora, se for na Austrália, é o modo mais recomendável; (Leia mais em 5. Acesso Remoto para Transferencia de Arquivo - FTP)

* Para converter o arquivo texto em binário novamente usando o método btoa use: btoa -a arquivo.

* Caso você tenha usado o uuencode para converter novamente para o método binário use: uudecode arquivo.


Volta Índice Próxima