Aprendendo um pouco mais sobre a InterNet - 02


Ver Mapa das conexões do Estado do Rio de Janeiro 14Kb

O objetivo do CEOP é manter a Rede-Rio operacional, de forma a assegurar o funcionamento das ligações bem como dos serviços oferecidos pela rede. O gerenciamento é feito através de uma workstation SUN, mantida 24 horas por dia no ar. Nessa estação rodam programas de gerenciamento, permitindo que qualquer problema possa ser apontado rapidamente, e sua solução providenciada em um curto espaço de tempo. A Divisão de Suporte a Redes é responsável pelo acionamento das companhias operadoras de comunicação, como a TELERJ e a EMBRATEL, em caso de problemas com as conexões. Além da monitoração diária, o CEOP emite mensalmente um relatório contendo as datas de parada de cada link, de forma a identificar links com funcionamento crítico, entre outras coisas. Estatísticas mostrando a taxa de utilização de cada link também são emitidas mensalmente. (Para esclarecimentos, contatar Divisão de Suporte a Redes no endereço eletrônico noc@ceop1.rederio.br).

A Rede-Rio opera em parceria plena com a TELERJ e a EMBRATEL. Desta forma, permite a melhoria da qualidade dos serviços prestados, assim como a troca de tecnologia empregada e a colaboração aos projetos das concessionárias de telecomunicações.

Algumas experiências com multimídia vêm sendo realizadas recentemente entre as instituições da Rede-Rio. Softwares de domínio público para a transmissão de áudio e vídeo estão instalados no CEOP e permitem que uma comunicação on-line se estabeleça entre dois ou mais participantes, via rede InterNet através de endereçamento multicast. Esses experimentos foram utilizados durante a realização do International Telecommunication Symposium ITS94, um Congresso de Telecomunicações promovido pelo IEEE, que teve como destaque a transmissão das conferências, via áudio e vídeo, para vários lugares do mundo através de um canal de 384 Kb/s e o Computing on High Energy Physics (CHEP 95), ocorridos no Rio. O CEOP vem adquirindo experiência na implantação do ambiente multicast (MBONE) na espinha dorsal da Rede-Rio. O MBONE é uma infra-estrutura lógica para a transmissão, pela InterNet, de vídeo e áudio em tempo real. Ele utiliza o endereçamento de grupo


Volta Índice Próxima