Sabendo-se que os alunos são diferentes entre si e apresentam uma diversidade de estilos de aprendizagem, é difícil utilizar-se apenas uma técnica que contribua para o seu desenvolvimento intelectual. Portanto, para se definir as atividades que contemplem a área de ensino, procuram-se definir diferentes métodos de ensino, tendo em vista alcançar o desenvolvimento dos alunos envolvidos. Assim sendo, o grupo PET-Tele, cataloga variados itens em suas atividades de ensino: cursos de formação, grupos de estudo, cursos de propagação de conhecimento, tutoriais, apostilas, artigos científicos e palestras. Tais itens são descritos abaixo.
Esta atividade tem como objetivo complementar a formação acadêmica dos integrantes do grupo e demais alunos da graduação, fornecendo cursos de importância para sua formação acadêmica e que, em geral, não são oferecidos pelas disciplinas do curso. Pretende-se também que, com esses cursos, a utilização de algumas dessas ferramentas sejam incentivadas em algumas disciplinas onde seu uso seja pertinente. Alguns desses cursos são oferecidos aos alunos do grupo com o intuito de prepará-los para algum projeto onde seu uso se fará necessário. Por se tratarem de cursos novos, oferecidos ao grupo, eles são ministrados pelo professor tutor ou por um professor colaborador. Finalmente, tal atividade tem como objetivo maior, preparar os alunos do grupo para, posteriormente, atuarem como propagadores de conhecimento, ministrando os cursos aos demais alunos de graduação, preparando, inclusive, material didático para auxílio no curso.
Atividade destinada aos integrantes do grupo e aos alunos de graduação que porventura demonstrem interesse, ela tem como objetivos o estudo, a difusão de conhecimento e a discussão dos assuntos abordados, produzindo uma melhoria na qualidade de ensino e ocasionando um enriquecimento recíproco por meio da troca de idéias entre os participantes. Pretende-se também ampliar a integração entre os alunos participantes através da discussão de temas e do intercâmbio de experiências, além de promover um desenvolvimento profissional e pessoal dos mesmos. Estes grupos são coordenados pelo professor tutor e/ou por professores colaboradores, que terão o papel de orientar os alunos e direcionar os estudos, os temas de leitura e as discussões.
Na busca de se colaborar na formação de um profissional mais completo, o grupo também realiza cursos sob demanda para a comunidade acadêmica. Através da propagação do conhecimento já adquirido, pretende-se a fixação do que foi aprendido e o aprofundamento no assunto abordado. Essa atividade possibilita também um aumento na interação entre os integrantes do grupo e os alunos da graduação e do mestrado, bem como incentiva a familiaridade com atividades de caráter coletivo. Pensa-se, dessa forma, incutir nos alunos uma maior desenvoltura para apresentação em público, desenvolver a habilidade de escrita, bem como trabalhar técnicas de docência, uma vez que o curso não oferece disciplinas de caráter de licenciatura.
Elaboração de pequenos textos introdutórios sobre assuntos de interesse geral, com a finalidade de tornar os alunos executores familiarizados com a utilização de uma linguagem mais didática. Os tutoriais podem servir também como um exercício inicial: i) na escrita de apostilas de cursos a serem realizados, ii) de documentos mais complexos sobre o assunto abordado e iii) no desenvolvimento de projetos. Esses tutoriais são disponibilizados no website do grupo, estando, dessa forma, disponíveis para qualquer pessoa que tenha acesso à INTERNET. Posteriormente, é pretendido também que os tutoriais sejam publicados nos intitulados Cadernos PET, que são publicações realizadas pelos grupos PET da UFF.
O grupo trabalha na elaboração, e constante manutenção, de material didático que complemente os cursos ministrados. Tal atividade visa desenvolver, nos alunos, habilidades de organização de idéias e de informação, bem como a utilização de técnicas de redação de textos técnico-científicos. Cabe ressaltar que tais apostilas são escritas e/ou revisadas periodicamente pelos próprios alunos do grupo, além de contarem com revisões realizadas pelo tutor e/ou professor colaborador porventura envolvido. As apostilas são disponibilizadas através do website do grupo, estando, dessa forma, disponíveis para qualquer pessoa que tenha acesso à INTERNET.
Nas orientações do Programa PET, consta o pedido de publicação de trabalhos desenvolvidos pelos integrantes do grupo. Nem sempre os trabalhos desenvolvidos, com intenção de oferecer uma melhor formação tanto para os integrantes do grupo quanto para seus companheiros de graduação, geram publicações de artigos. Porém, com o intuito de possibilitar a experiência de elaboração de um artigo científico e de usar tal experiência para maturar o conhecimento adquirido e treinar os alunos para tal tarefa, o grupo pretende dar início a um trabalho de escrita de artigos relativos aos assuntos abordados, ainda que os mesmos não venham a ser publicados.
Pretende-se promover palestras a fim de oferecer aos alunos bolsistas e à comunidade acadêmica uma formação ampla e global. Pretende-se dar enfoque a temas de caráter social e/ou tecnológico, a fim de desenvolver um pensamento crítico e de responsabilidade social, tendo em vista que o homem é diretamente responsável pelo meio em que vive e pelas modificações que nele ocorrem. é intenção do grupo que as palestras sejam oferecidas por profissionais da área, alguns deles não pertencentes à instituição na qual o grupo está vinculado, procurando assim ampliar o contato, direta ou indiretamente, dos alunos com seu futuro mercado de trabalho e também incutir-lhes a necessidade de estar constantemente informado sobre as mudanças que nele ocorrem. A escolha dos temas é feita considerando o plano de trabalho do grupo, porém sempre contemplando temas que sejam de interesse dos alunos bolsistas e da graduação como um todo.