Historicamente, devido aos modelos de planejamento e de relatório exigidos pelo MEC, as atividades do grupo costumam ser organizadas nas seguintes classes: Atividades de Pesquisa, Ensino e Extensão (PEE), Atividades de Caráter Coletivo (CC) e Atividades de Realização Contínua (RC).
Tais classe são brevemente descritas a seguir.
As atividades PEE procuram atender a um público global, como é a intenção do programa PET. Porém, elas são desenvolvidas localmente, no âmbito do grupo.
Apesar de contar com a colaboração de todo o grupo, cada atividade fica sob a responsabilidade de subgrupos de bolsistas.
A orientação fica a cargo do tutor do grupo e/ou qualquer outro professor que deseje colaborar com o grupo.
Na prática, são projetos de pequeno porte, de caráter técnico e/ou educacional, que procuram atender ao critério de indissociabilidade entre pesquisa-ensino-extensão requerido pelo programa PET.
Em um grupo com a característica de razoável rotatividade, como é o caso do PET-Tele, a execução de projetos de longa duração torna-se inviável.
Um grupo PET não tem como função gerar um produto ou um serviço, mas, pelo contrário, deve ser focado na melhor formação de seus integrantes, na melhoria do seu curso de graduação e na melhor formação dos demais alunos do curso.
Por isso, o grupo PET-Tele procura adequar os projetos às competências de seus integrantes e/ou estimular o desenvolvimento de novas competências por parte dos mesmos.
Os projetos PEE são definidos em reuniões do grupo, a partir da apresentação de propostas por todos os integrantes, seguida de votação.
A cada ano, o grupo pode contar com projetos inteiramente novos, com projetos complementares a projetos anteriores e/ou com uma continuação direta de projetos anteriores.
No desenvolvimento das atividades PEE, sempre que possível, procuram-se cumprir as seguintes etapas:
1 - Curso de formação e/ou grupo de estudo e/ou pesquisa sobre o tema.
2 - Apresentação de seminários sobre a pesquisa.
3 - Elaboração de material didático sobre o tema.
4 - Preparação de curso de propagação de conhecimento.
5 - Aplicação de curso de propagação de conhecimento.
6 - Desenvolvimento de projeto e de respectiva documentação.
7 - Elaboração de artigo científico, publicável ou não.
8 - Disponibilização de material produzido no website do grupo.
Como sugere o próprio nome, as atividades CC envolvem um coletivo de pessoas, além do próprio grupo.
Normalmente, as atividades CC são organizadas nas seguintes subclasses: Organização de eventos (CC1), Participação em eventos (CC2) e Interação entre grupos (CC3).
O objetivo é organizar diferentes tipos de eventos, com público alvo diverso.
Podem ser citadas as seguintes motivações para o desenvolvimento das atividades:
- A organização de um evento, dependendo do seu tipo, envolve o exercício de diversas habilidades.
- Diversos tipos de decisões devem ser tomadas durante cada etapa da organização.
- Um público alvo deve ser escolhido.
- Temas adequados devem ser selecionados para o público alvo.
- Situações adversas e de emergência são comumente enfrentadas.
- Constantemente, são trabalhadas tanto a responsabilidade individual quanto a coletiva.
- A divisão de esforços, muita vezes com especialização das tarefas, faz-se necessária para viabilizar a atividade.
- As formas de comunicação utilizadas entre as diversas equipes da organização podem otimizar o tempo e minimizar os esforços.
- As diversas formas de apresentação e de divulgação podem afetar diretamente a procura pelo evento.
- Dependendo do porte do evento, é necessário conseguir patrocínio para a realização do mesmo.
- Assim sendo, a cada período, o grupo procura realizar alguns tipos diferentes de eventos.
Eventos anualmente planejados pelo grupo são:
1 - Semana de Telecomunicações - SeTel: evento anual temático, realizado em três dias, consistindo de uma possível combinação de diversos tipos de atividades (palestra, mesa-redonda, apresentação de trabalho, oficina, mini-curso, etc.). Com a experiência adquirida nas realizações anteriores do evento, decidiu-se por organizá-lo como parte do evento da UFF denominado Agenda Acadêmica, apresentado a seguir, no item CC2. Assim sendo, no primeiro semestre, realiza-se uma pesquisa sobre temas de interesse, verifica-se a viabilidade de cada um deles, decide-se por um dos temas viáveis e inicia-se a organização do evento, que é realizado no segundo semestre.
2 - Seminários de Mestrado: evento semestral, realizado em um dia, consistindo da apresentação do trabalho de tese dos alunos do Mestrado em Engenharia de Telecomunicações. É intenção constante do grupo fornecer modelos (templates) para a documentação e a apresentação dos trabalhos, bem como elaborar um CD/DVD contendo o material apresentado e/ou disponibilizá-lo para download no website do grupo.
3 - Exposição de Trabalhos do Grupo PET-Tele - PET-Expo: o evento consiste na exposição dos trabalhos do grupo PET-Tele, na UFF e, quando possível, em escolas de nível médio.
4 - Palestras PET-Tele: realizadas na recepção dos calouros do Curso do grupo e, quando agendado, em escolas de nível médio, com os seguintes temas: Programa PET, Grupo PET-Tele, Cursos de Engenharia, Curso de Engenharia de Telecomunicações.
5 - Palestras convidadas com temas diversos.
6 - Visitas técnicas.
O objetivo é participar de diferentes tipos de eventos.
Podem ser citadas as seguintes motivações para o desenvolvimento das atividades:
- Adquirir novos conhecimentos.
- Trocar informações.
- Estabelecer novos contatos.
- Participar de novas experiências.
- Realizar trabalhos cooperativos.
Eventos anualmente planejados pelo grupo são:
1 - Agenda Acadêmica: evento anual da UFF, que ocorre no segundo semestre e que reúne as atividades de iniciação científica, monitoria, extensão e PET.
2 - Semana de Engenharia: evento anual da Escola de Engenharia da UFF, que ocorre no segundo semestre, envolvendo a apresentação de trabalhos e a realização de palestras, cursos, minicursos e oficinas.
3 - Acolhimento Estudantil: evento semestral da UFF, organizado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), que consiste de uma série de atividades desenvolvidas com o intuito de receber os alunos ingressantes na IES.
4 - Encontro PET nacional ENAPET
5 - Encontro PET regional SUDESTE–PET
6 - Encontros PET estaduais INTERPET
7 - Encontros dos grupos PET da UFF (INTRAPET)
8 - Atividades culturais: que ocorrem periodicamente nos centros de destaque no Rio de Janeiro (Casa de Cultura França-Brasil, Centro Cultural Banco do Brasil, Museu Histórico Nacional, Museu de Arte Moderna) e Niterói (Museu de Arte Contemporânea, Solar do Jambeiro).
A participação em alguns desses eventos depende de condições nem sempre sob controle do grupo, tais como: ocorrência do evento, existência de verba para inscrição/transporte/hospedagem, disponibilidade de tempo por parte dos integrantes do grupo.
Dessa forma, embora seja planejado, nem sempre é possível a participação parcial e/ou integral do grupo em todos os eventos.
O objetivo é realizar atividades de interação entre grupos da IES.
Podem ser citadas as seguintes motivações para o desenvolvimento das atividades:
- Adquirir novos conhecimentos.
- Trocar informações.
- Estabelecer novos contatos.
- Participar de novas experiências.
- Realizar trabalhos cooperativos.
Grupos com os quais o PET-Tele costuma interagir:
- Outros grupo PET da UFF.
- Laboratórios do curso de graduação: LAPEL e LaPEC.
- Diretório Acadêmico da Engenharia.
- Grupos de Projetos da Engenharia: Fórmla SAE, Baja, Barco Solar, Aerodesign.
Atividades comuns nas interações:
- Cursos de curta duração.
- Consultoria em assunto de trabalho do grupo.
- Elaboração de webpages e websites.
As atividades RC são atividades extras, não incluídas nos itens gerais do planejamento.
Elas são atividades de caráter genérico, desenvolvidas continuamente pelo grupo.
Algumas das atividades RC desenvolvidas pelo grupo são:
1 - Participação, com monitoria de dúvidas, no Curso Pré-Vestibular Popular da Engenharia da UFF.
2 - Manutenção dos três murais do grupo nas dependências da Escola de Engenharia: um específico para o Curso Pré-Vestibular Popular da Engenharia da UFF, um específico para alunos do Curso de Graduação e um genérico.
3 - Manutenção do website do grupo, reformulado em 2010.
4 - Manutenção da rede de computadores da sala do grupo.
5 - Manutenção e backup dos dados na rede de computadores do grupo e no espaço em disco ocupado na Rede de Computadores Telecom, do Departamento de Engenharia de Telecomunicações (TET).