Informativo dos Grupos PET da UFF
Engenharia Mecânica Geografia Economia Engenharia de Telecomunicações
Número zero - Jul / Ago 1998
Neste Número:
O Programa Especial de Treinamento (PET) é destinado a grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação. O PET é integrado por grupos tutoriais de aprendizagem, e busca propiciar aos alunos, sob a orientação de um tutor, condições para realização de atividades extra-curriculares que favoreçam sua formação acadêmica tanto para a integração no mercado profissional como para o desenvolvimento de estudos em programas de pós-graduação. As atividades extra-curriculares que compõem o Programa tem como objetivo garantir a formação global do aluno; desta maneira o Programa constitui-se em uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação que tem sérios compromissos epistemológicos, pedagógicos, éticos e sociais. Assim, a médio e longo prazos, a CAPES espera fomentar a formação de profissionais de nível superior, que sejam capazes de uma atuação no sentido da transformação da realidade nacional.
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No I Encontro de Grupos PET da UFF foi identificada a necessidade de integrar, não somente os quatro PETs aqui existentes, como também, toda a faculdade. Assim, a primeira forma encontrada, foi a criação de um jornal, o que fez surgir o INTEGRAÇÃO. Com este jornal, queremos estar em contato com toda a universidade, trazendo-a também até nós, para que surjam sempre idéias para tornar nossa faculdade ainda melhor. Entre em contato conosco, traga suas idéias!
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Foi realizado no dia 06 de junho, na Escola de Engenharia, o I Encontro de Grupos PET da UFF. O encontro contou com a participação de alunos e tutores dos grupos de Economia, eografia, Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Mecânica e teve como objetivos principais integrar os participantes dos grupos e produzir propostas de atividades conjuntas. A abertura foi feita pelos tutores dos grupos e, logo após a apresentação dos painéis, os participantes foram para as salas de discussão - seis ao todo, cada uma com integrantes dos quatro grupos PET - onde foram discutidos temas diversos. Durante a plenária, à tarde, os participantes de cada sala apresentaram aos demais o que havia sido debatido. A seguir, resumos de alguns participantes sobre os debate nas salas:
Baseados em reportagens da revista Veja, debatemos os fatores geográficos e os benefícios políticos que a seca traz para pessoas inescrupulosas, uma vez que a usam para se perpetuarem no poder e obter cada vez mais dinheiro do povo. A conclusão a que chegamos foi de que nosso papel na sociedade é muito maior do que pensávamos, pois nós universitários temos educação e meios para mudar este quadro. Algumas sugestões foram ouvidas, como: usarmos a tecnologia atual que possuímos para projetar sistemas de irrigação e canalização de água por todo o nordeste pois o que não falta lá é água e promover meios com que haja interligação com universitários de todo país para discutir metas de melhoria das condições não só dos nordestinos mais de todo país.
Gustavo L. e Ana Carolina, Mecânica
A respeito deste tema, foi abordada a necessidade de uma conscientização coletiva em relação à questão da não poluição como forma de desenvolvimento, além da preocupação em se preservar a qualidade de vida para as futuras gerações. Em relação a este fato, foi mencionado o caso de Cubatão, em São Paulo, onde a poluição ambiental está tão alarmante ao ponto de ser elaborado um programa de despoluição junto às empresas devido aos graves problemas respiratórios vividos pelas áreas vizinhas a essas indústrias.
Leandro e Márcio, Economia
O baixo salário dos professores, levando-os a buscar a rede privada, assim como a má administração nas universidades públicas - esta podendo servir de suporte à idéia de privatização - foram alguns dos sintomas da crise levantados. Como, para o grupo, a privatização levaria a uma ainda maior elitização do ensino de terceiro grau, foi citada como uma solução a parceria com empresas, porém com a preocupação de que esta não possa ferir a liberdade da instituição. Como caminho para melhoria da qualidade das IES, consideramos fundamental a participação efetiva dos maiores prejudicados - os alunos - na discussão dos problemas e na cobrança pela qualidade da universidade. Aliás, este jornal tentará contribuir para o debate de tais questões.
Luiz Arthur, Telecomunicações
O grupo abordou vários aspectos positivos e negativos sobre o assunto. Como principais pontos positivos estão o aumento dos contatos interpessoais, ocasionando um enriquecimento cultural, maior conforto, acesso mais fácil à informação e geração de empregos. Dentre os negativos, estão o bombardeio de informações distorcidas, a homogeneização cultural, o isolamento e a falta de troca afetiva. Como pode se observar, pontos positivos e negativos estão interligados, ficando por parte do receptor filtrar as informações recebidas. O que só ocorrerá quando nosso povo tiver um nível mínimo de educação para cada um tirar suas próprias conclusões.
Gabriel, Mecânica
Ambos estão intimamente ligados. A educação é essencial para o desenvolvimento de qualquer atividade, para que a pessoa possa se tornar crítica, consciente e atuante na sociedade, para que não se torne "massa de manobra" - já que com um povo ignorante é mais fácil governar. Para acompanhar o avanço da tecnologia é necessário atualização constante, ou seja, estudo, senão o mercado não absorve e vem o medo do desemprego. É preciso perder o medo. Como? Com criatividade, ousadia, versatilidade, vontade, motivação e coragem. Mas para que possamos mostrar nossas habilidades é necessário um investimento na educação de nosso povo.
Renata, telecomunicações
À respeito deste tema foi abordado que o Pet deve ter a preocupação de se integrar. Essa "integração" deve ocorrer através de encontros com este , assim como através de atividades que visem integrar os alunos de cada faculdade em atividades petianas, neste sentido o jornal é um passo muito importante. Outra discussão a respeito desse tema foi que o aluno petiano deve procurar realizar estágio, e este deve trazer experiências novas que acrescentem o desenvolvimento do grupo.
Helga Canelas, economia
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Com dois anos de existência do PET-MEC pude testemunhar a grande potencialidade deste programa. Buscando criar um ambiente cooperativo entre os alunos desenvolvemos muito mais do que o aprimoramento técnico destes, construímos um espírito de grupo pautado em consciência ética e social. Acredito que neste ponto se encontre o enorme valor do programa: a formação de profissionais aptos a contribuírem com a sociedade transformando-a positivamente.
Fabiana R. Leta, Mecânica
Os alunos demonstraram capacidade de organização e objetividade na escolha dos assuntos do encontro. Estão de parabéns pelo evento. Considero o mais importante a integração entre os PETs como forma de alavancar uma atuação conjunta dos grupos em assuntos pertinentes. Desde já colocamos à disposição as instalações do departamento de telecomunicações para a organização do próximo encontro.
Carlos Alberto Malcher Bastos, telecomunicações
O 1º Encontro dos PETs da UFF demonstrou que a iniciativa de integração, mesmo entre áreas distintas como as Engenharias, a Economia e a Geografia, é plenamente possível e pode ter várias repercussões extremamente positivas dentro da filosofia transdisciplinar e globalizante proposta pela CAPES. Tal evento, totalmente organizado e com temáticas propostas pelos próprios alunos bolsistas, revelou-se um marco inovador e muito estimulante para fortalecer o Programa nesta fase crítica de reavaliação imposta pelos cortes do governo.
Rogério Haesbaert, geografia
O exercício da tutoria do PET na Graduação de Economia foi para mim resgate de um sonho de estudante universitária. Na década de 60 na Universidade Federal da Paraíba, acredito que a realidade era idêntica para as demais universidades, com exceção da USP e UFRJ, a possibilidade de realizar um curso superior no qual o ensino e a pesquisa estivessem juntos era remota. Não havia financiamento para atividades de pesquisa e nós os estudantes não tínhamos oportunidade de viver integralmente a vida universitária. O programa PET permite que um grupo de alunos possa receber esse treinamento e para mim esse é um aspecto importante que sinaliza para nós os professores que os petianos serão no futuro nossos substitutos e que a Universidade é ensino e pesquisa.
Hildete Pereira de Melo, economia
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Atualmente, toda comunicação interna na UFF, quer seja de dados, quer seja de voz, utiliza meios de transmissão da Telerj. A criação de uma infra-estrutura privada de transmissão, cobrindo toda a universidade, abre a perspectiva de substituir essa situação por uma solução mais eficiente e econômica. Por exemplo, o acesso aos serviços da Internet é hoje bastante restrito, porém, com a instalação em curso da rede óptica (os campi serão interligados por fibra óptica), quase todas as unidades da Universidade terão não só acesso à Internet como disporão de outros serviços, dos quais podemos destacar: o uso coordenado de diversos equipamentos de laboratório, teleconferências, listas de discussão, correio eletrônico, acesso a bases de informação como acervos de documentos e software, catálogos, coleções de obras literárias, dados geográficos, econômicos, científicos entre outros. Estamos participando deste projeto que, sem dúvida, traz enormes perspectivas para nossa universidade. Maiores Informações: http://server.uff/rede-uff
Pet Telecomunicações
O Programa Especial de Treinamento da Engenharia Mecânica - PET-MEC - foi implantado no segundo semestre do ano de 1996. Desde então, foram, e estão sendo, desenvolvidas atividades nas áreas: Científica (Pesquisa na Internet, I e II Simpósio de Engenharia Mecânica); Técnica (Cursos de AUTO CAD, MATLAB, Linguagem C, Computação Gráfica; Estágios nos Laboratórios de Metalografia e Metrologia); Humano/Social (Cursos de Técnicas de Estudo, Comunicação e Liderança, Participação nos encontros de PET's: 1o ENPETEN e 1o ESPETEN). As atividades do PET-MEC são abertas a todos os alunos. Por isso fique ligado e acompanhe a coluna do PET-MEC. Para entrar em contato conosco procure-nos na sala 222 do prédio velho da Escola de Engenharia.
Pet Mecânica
O PET de Geografia da UFF, criado em 1996 e em fase de consolidação (completará seu grupo de 12 bolsistas em setembro), surgiu a partir de um projeto que contou com a participação de vários professores do Curso e que teve como eixo temático "Espaço, Globalização e Transformações Sócio-Ambientais: Teoria e Prática". A partir deste eixo desenvolveram-se várias atividades envolvendo ensino, pesquisa e extensão, o que incluiu a promoção de vários mini-cursos, palestras, debates, tradução de artigos (com a publicação do Caderno de Texto PET), visitas a empresas e instituições públicas, desenvolvimento de projetos de pesquisa, participação em eventos etc. A filosofia que norteia nosso trabalho tem ido além daquela preconizada pela CAPES, no sentido de desenvolver uma visão humanística e integral entre as múltiplas esferas do conhecimento e das relações interpessoais que levem o aluno a uma formação extra-classe que o capacite a inserir-se com maior qualificação no mercado de trabalho e/ou na pós-graduação, sem que estas atividades sejam privilégio do grupo mas possam, sempre que possível, ser democratizadas em benefício de todo o corpo discente.
Pet Geografia
O PET-ECO conta atualmente com 12 alunos e um petiano ouvinte. Até o último ano, eram organizados grupos de pesquisa sendo investigados em 97, três assuntos: primeiro, a questão de gênero em nossa carreira, feita pelos petianos mais antigos (este assunto chegou a ser publicado no Jornal dos Economistas no mês de maio de 98), segundo, o ranking de todas as faculdades de Economia do brasil e, por fim, o perfil sócio-econômico do aluno de Economia da UFF. Para este ano, houve algumas mudanças; cada aluno será responsável por uma pesquisa, assim, temos trabalhos nas mais variadas áreas em Ciências Econômicas. Além desta atividade temos outras, como o mural (que já vinha sendo feito no ano passado), leitura de livros - O Horror Econômico -, debate sobre conjuntura econômica, baseado principalmente na Gazeta Mercantil e realização de seminários internos e externos com vários temas.
Pet Economia
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Diante das novas políticas do Governo em torno não só do PET, mas de toda a educação de 3º grau no país, faz-se necessário que os estudantes, em última análise os mais afetados com todas essas mudanças estruturais, paradigmáticas... e suas respectivas conseqüências e/ou inconseqüências saiam da inércia, e se movimentem no sentido de fomentar debates, discussões, desenvolver projetos variados e integrados, enfim, com isso criando um verdadeiro foco de resistência, cujo os alimentadores são, antes de mais nada, estudantes; imbuídos deste espírito, os grupos PET da Universidade Federal Fluminense iniciaram essa dinamização promovendo o I Encontro de Grupos PET da UFF. Este encontro teve desde o início um objetivo central, que era e que é o de dinamizar ("esquentar") as relações inter-PET, claro que para tal, se faz também necessário a participação de graduandos, sem "vínculos" com o Programa, desta maneira pretendemos dar continuidade a este encontro, e a primeira prova disso é a elaboração integrada deste jornal.
15 de julho - Agora, como dinamizar? De que forma, dentre as tantas, podemos integrar os grupos PET? Com eles próprios, com as graduações dos cursos referidos, com graduações de outros cursos, enfim, como e de que forma podemos trabalhar nisso, da forma (se possível) mais proveitosa e mais integradora? Sabemos que daremos continuidade, o como e a forma é que estamos socializando, é isso mesmo! Você petiano, aluno, tutor... enfim, pode nos ajudar a tirar proveito desta união, a qual é de suma importância, sobretudo no contexto contemporâneo da Universidade. E aproveitamos para fazer um convite, a todos, justamente para sentarmos à mesa e desenvolver idéias, criando métodos, projetos... esta reunião se dará no dia 15 de Julho, às 15:00h, na sala do PET de Geografia (3º andar) no Instituto de Geociências, localizado no Campus da Praia Vermelha. Vá bolando idéias, propostas, enfim, nos encontramos lá.
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